quinta-feira, 7 de abril de 2011

SIM, eu sou Vascaíno.............


Acabei de assistir a mais um emocionante e espetacular jogo do Club de Regatas Vasco da Gama [C.R.V.G], e, com isso, garantimos nossa classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, os Flamenguistas, Botafoguenses e Fluminenses que me perdoem, mas para mim o Vasco tem a mais bela história do futebol Brasileiro. Vou começar contando como essa paixão por esse belíssimo time começou. Lá nos meados de 1955 ou 1956, a família de minha mãe, ela então com 1 ou 2 anos, vieram para um passeio em Salvador, nisso, no mesmo hotel onde estavam hospedados, estava o time do Vasco com o então zagueiro, que também atuou pela seleção Brasileira, Bellini, e ao que chegou aos meus ouvidos foi que Bellini carregou minha mãe no colo. Minha vó, que já tinha uma certa afeição pelo time, depois disso se apaixonou mais ainda; fazendo assim toda a família ser Vascaínos fieis. Bem em homenagem a essa vitória e a esse belo time, estarei aqui descrevendo o que não poderia deixar de ser uma boa e velha receita Portuguesa, e nada mais nada menos do que de bacalhau!!!


Bacalhau ao Forno

Ingredientes:

1kg de filé de bacalhau
Pimenta
1 cebola grande
2 dentes de alho
½ folha de louro
Salsa e cebolinha a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 xícaras (chá) de leite
Noz moscada ralada
1 caixa de queijo fundido
1 xícara (chá) de queijo ralado
Farinha de rosca

Modo de Preparo:

1ª - Coloque o bacalhau de molho em água fria na véspera. Troque a água algumas vezes. 
2ª - No dia seguinte, coloque em uma panela e cubra com água fria, tempere com pimenta, cebola em rodelas, alho, louro, salsa e cebolinha.
3ª - Leve ao fogo em chama baixa, sem ferver, por meia hora. Deixe esfriar na própria água. Escorra bem, retire as espinhas e desfie em lascas grossas. 
4ª - Ponha em um refratário untado e cubra com o seguinte molho: derreta duas colheres de manteiga e doure a cebola ralada, polvilhe com farinha de trigo e misture bem.
5ª - Adicione, aos poucos, o leite fervendo. Bata até ficar cremoso, coloque a pimenta a gosto e a noz moscada. Retire do fogo e deixe esfriar. 
6ª - Cubra o bacalhau com fatias de queijo fundido. Misture a xícara de queijo ralado ao molho que está esfriando. Coloque o molho sobre o bacalhau, polvilhe mais um pouco de queijo ralado e farinha de rosca. Gratine em forno quente por 15 a 20 minutos. Sirva bem quente 

Acompanhamento: Arroz e uma salada de legumes. 

Até a próxima receita amigos, abraços.

2 comentários:

  1. A receita é ótima, só o time que não ajudou (ops)! Desculpe-me a sinceridade - Brincadeira. Sucesso em seus empreendimentos, afinal se tem algo que brasileiro sabe fazer e muito bem é cozinhar!

    Abraços

    ResponderExcluir