terça-feira, 12 de abril de 2011

Brigadeiro Caramelizado

OK! Me rendi aos pedidos. Muitos estavam me crucificando pois não tem muitas receitas de doces aqui, muitas não, acho eu que nenhuma, nem lembro bem. Tem uma explicação muito lógica e cabível para isso, eu não sou muito bom com doces, por isso nunca me prestei ao trabalho de colocá-los aqui. Já minha irmã sim, tem uma mão perfeita para eles, faz um torta de chocolate branco com maracujá que é uma loucura, mas ai é receita pra outra ocasião. Hoje estarei redigindo uma receita de brigadeiro muito boa que aprendi a uns tempos atrás, é fácil e até "bestinha" mas vale a pena pra aquele fim de semana frio com sua namoradinha vendo um filminho. Momento cultura. Alguém sabe por quê o brigadeiro se chama assim??? AHÁÁÁÁ, eu sei!!! A muito tempo atrás, um famoso militar da marinha foi entrevistado e perguntado qual era o seu doce preferido, ele falou que era aquele doce de chocolate com leite, ai nisso foi ficando como o doce do brigadeiro, quando era pedido, falavam, faz ai o doce do brigadeiro, ai com o passar do tempo ficou só brigadeiro. Tão vendo, Pepeu também é cultura. ^^


Brigadeiro Caramelizado

Ingredientes do Brigadeiro:

1 Lata de leite condensado
3 Colheres de chocolate em pó
1 Colher de sopa de manteiga
Manteiga para untar

Caramelo:

2 Xícaras de chá de açúcar
1 Colher de sopa de vinagre
1 Xícara de chá de água

Modo de Preparo do Brigadeiro:

1ª - Em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga.
2ª - Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela.
3ª - Coloque o brigadeiro em um prato untado até esfriar.
4ª - Unte as mãos e faça bolinhas com pequenas porções de massa
5ª - Leve ao freezer até ficarem firmes.

Modo de Preparo do Caramelo:

1ª - Em uma panela, coloque o açúcar, a água e o vinagre.
2ª - Leve ao fogo médio, sem mexer e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura.
3ª - Retire os brigadeiros do freezer e passe-os na calda com ajuda de algum utensílio pois a calda estará muito quente.
4ª - Deixe esfriar sobre uma superfície untada com manteiga.
5ª - Volte para o freezer só para esfriar e estam prontos.

Até a próxima receita amigos, abraços.

4 comentários:

  1. Hum... vou tentar!
    Outra estudante de gastronomia =D

    ResponderExcluir
  2. Brigadeiro é patente da aeronáutica... Oops

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos militares, então é tudo da mesma casa ^^

      Excluir