segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bode Assado (Juazeiro - Bahia)

Muitas pessoas no Brasil nunca nem devem ter visto um bode na vida, e muito menos comido. Mas aqui na Bahia, principalemnte na área do sertão é o que mais se vê e o que mais se come. Pois ele é um animal que come qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, de pedra a plástico, e sendo assim ele se adapta bem a região com pouca comida e água. Mas a regiões onde existem criatorios deles, que ai sim, são alimentados com ração, grama, muitas água; ficam perfeitos pro abate. Mas temq ue ser bode novo, pois bode velho tem um ranço que fica horrivel quando se come. Tem que não goste, não suporta mesmo, diz até que tem gosto de chumbo, bom eu não sei, nunca comi chumbo na minha vida, mas se um dai comer tenho certeza que não vai ser nada igual a carne de um bode novo assado e bem temperado acompanhado de uma farofa de feijão de corda, um pirão, arroz branco, macaxeira frita (aipim) e uma boa e bem gelada Coca-cola pra fazer a digestão. Estou aqui em Juazeiro Bahia fazendo uma visita a minha namorada, e ao lado no estado de Pernambuco tem uma cidade chamada Petrolina. Lá tem um lugar chamado Bodódromo, imagine um lugar com mais de 50 restaurantes que só vende bode, assado, cozido, na brasa... Toda maneira que vc imaginar, para mim que adoro e meu pai é o paraíso, por mim eu tomava café lá, almoçava, lanchava e jantava. Quem nunca provou eu recomendo, e pelo estudos recentes, não sei dizer de onde, a carne de bode é considerada a mais saudável de muitas pois o teor de gordura é quase 0%. Isso é só um pouco da minha cultura Nordestina e Baiana, quando for "posilvio" coloco mais.


Bode Assado

1 Kg de bode, pode ser costela, pernil ou aparas.
4 Dentes de alho.
1 Garrafa de cerveja (600 ml).
Pimenta preta moída a gosto.
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

1º - Pegue a carne do bode, lave bem e trate, tire as gordurinhas e nervos.
2º - Pegue o alho descasque e machuque.
3º - Em um refratario grande ou numa tijela coloque o bode, tempere a seu gosto de pimenta e sal, coloque o alho e a cerveja toda, misture bem.
4º - Depois de feito isso coloque na geladeira por 24 horas, sempre indo lá e mexendo, virando o lado.
5º - Depois das 24 horas coloque numa assadeira que vá ao forno, forno médio bem quente, com todo o caldo e feche com papel laminado, mais ou menos de uma a uma hora e meia depois retire o papel laminado e prove a carne, ela vai estar rosada, ela não esta crua, é por que a carne do bode é rosa mesmo, só deixe mais um tempo sem o papel pra dar uma engrossada no caldo e uma tostadinha na carne em cima.
6º - Sirva imediatamente.

Acompanhamentos:

Arroz branco, farofa, aipim frito, feijão de corda ou feijão verde e se tiver sido cozido um pirão do caldo.

Até a próxima receita amigos, abraços.

12 comentários:

  1. Estou com um pernil e costela que meu marido comprou, e fiquei sem saber como prepara-lo. Sou paulista e ele permbucano imagine. Entrei em varios saites e só vi gozação mas fiquei feliz em encontrar essa receita. Gostaria de ter a receita da buchada. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Nivia, contente fico eu em saber que a cultura se espalha por esse pais afora, vou providenciar uma receita de buchada para postar, qualuqer duvida a mais me fale.

    Abraços =]]]

    ResponderExcluir
  3. adorei..................quer dizer meu marido adoraaa essas carnes diferentes .sempre procuro receitas...fiz umas modificaçoes.ficou otimo....rsss acho.ele comeu tudo.beijos sandra

    ResponderExcluir
  4. a gente coloca oleo na forma ou e so enrolar a carne no papel lamindado e colocar na forma

    ResponderExcluir
  5. Preciso fazer as presa o bode posso deixa no tempero so umad 3 horas pois vou pega no mesmo dia que as visitas vem no caso amanha e nunca fiz to aflita

    ResponderExcluir
  6. Valeu Vc me tirou de uma fria....

    ResponderExcluir
  7. vou fazer domingo pra umas visitas especial que vem almoçar na minha casa....

    ResponderExcluir
  8. vou fazer domingo pra umas visitas especial que vem almoçar na minha casa....

    ResponderExcluir
  9. Estive no bodódromo em todos restaurantes e não tinha bode, só carneiro que eles vediam como se fosse. Há uma grande diferença, deveria chamar carneiródromo. Porém se perguntar os garçons falam que realmente é carneiro e eles chamam de bode, pasmem!

    ResponderExcluir
  10. Estive no bodódromo em todos restaurantes e não tinha bode, só carneiro que eles vediam como se fosse. Há uma grande diferença, deveria chamar carneiródromo. Porém se perguntar os garçons falam que realmente é carneiro e eles chamam de bode, pasmem!

    ResponderExcluir
  11. No terreiro de candomblé o que não falta é carne de bode para cozinhar. O que normalmente faço é temperado com muito limão, alecrim, alho colorau, cachaça e muito vinho branco. Fica três dias na marinada. Assa no forno a 120 graus durante 5 horas. Fica bom mas bom! Um dia vou experimentar a sua versão. Axé e saúde!

    ResponderExcluir
  12. Pedro, uma amiga me trouxe o bode de Sr. do Bonfim, já tratato e temperado com sal, pimenta e alho. Está congelado. Como faço agora? Descongelo e deixo um dia na cerveja? Obrigada

    ResponderExcluir