sábado, 26 de dezembro de 2009

Risoto de Natal - 2009

Então é natal, ops... Então já passou o natal, esse natal foi como todos os anos, família reunida, muita conversa, muita comida, os amigos filando o rango, mas no final foi tudo bem. Esse ano me joguei para fazer toda a ceia, uma farofa, um peru bem suculento, um arroz a piamontese ou risoto, uma salada e um bom vinho acompanhando. Quem disse que eu consegui? Fui limado total do baba e só fiquei com o risoto mesmo. Meu pai trouxe um bode assado, a farofa e a salada, num rolou peru e nem vinho e eu acabei fazendo o risoto. Modéstia a parte por ter ficado muito bom, hehe, vou por a receita aqui e espero que gostem, minha tia Cinha foi uma das que me implorou para eu colocar a receita, então aqui esta.



Risoto de Natal

Ingredientes:

500 Gr. de Arroz arbóreo.
1 Cebola grande.
3 Dentes de alho.
2 Colheres de sopa cheia de manteiga.
1 Colher de sopa cheia de azeite de oliva.
100 Gr. de passas brancas. Coloque para hidratar em água.
1 Cálice de vinho branco seco.

100 Gr. de um bom queijo parmesão ralado, eu usei o
"Prima Donna" com nozes.
Tabletes de caldo de carne.

A quantidade especifica de água que manda na caixa do arroz.


Modo de Preparo:


1º - Pegue a água que ira pro cozimento do arroz com o tablete de caldo, e coloque para ferver. A água tem que estar fervendo quando for jogar no arroz.

2º - Pegue a cebola, descasque-a, lave bem e corte em cubinhos pequenos.

3º - Pegue o alho, descasque e amasse.
4º - Pegue uma panela grande, jogue a manteiga e o azeite e deixe esquentar, jogue a cebola.

5º - Quando a cebola estiver começando a ficar transparente jogue o alho e deixe refogar.
6º - Quando o alho estiver dourando jogue o arroz, sem lavar, e refogue até ouvir uns estalos parecendo de milho de pipoca estourando.
7º - Pegue as passas que estavam hidratando e jogue no arroz e já adicione algumas conchas da água que esta fervendo, mexa e deixa lá.

8º - Depois de uns 5 minutos mexa novamente e jogue mais água, vá fazendo isso até o arroz ficar no ponto ou acabar a água.

9º - Quando o arroz estiver no ponto jogue o cálice de vinho e o queijo parmesão, espere uns 2 minutos e desligue. Sirva imediatamente.

Acompanhamentos:

Nós comemos com um bode assado, farofa e salada, mas poderia ser com peru ou outra carne, ficou muito bom.


Até a próxima receita amigos, abraços.

2 comentários:

  1. Valeu Pêu! vou fazer na primeira oportunidade . Ah, e o a Piamontese tb! eu que ja nao gosot de um arrozinho hein! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir