quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feijoada de Feijão Preto

É assim, meu irmão mais velho Tasso quando se mudou pro Rio de Janeiro em Maio de 2008, não sabia nem fazer um arroz que presta-se, então fui incumbido de fazer e ensinar algumas receitas para ele, afinal de contas ele ia com a namorada e não queria sair batido se ela pedisse algo para ele. No inicio comecei com o básico do básico mesmo, arroz, feijão cotidiano, macarrão, alguns molhos e por ai foi... Só que ele queria mesmo era minha receita de feijoada que eu faço e grande parte aprendi com minha mãe e minha tia Regina, então hoje dedico essa receita, com todo meu amor e carinho de irmão mais novo, a meu irmão mais velho que esta longe, mas que ainda é muito amado, bjão te amo cara!!!



Feijoada de Feijão Preto
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes:

500 Gr. de feijão preto.
2 Linguiças defumadas.
2 Paios.
150 Gr. de bacon.
300 Gr. de carne do sertão, também conhecida como charque ponta de agulha.
3 costelas de porco defumadas.
2 costelas de porco salgadas.
100 Gr. de toucinho.
2 Tomates grandes maduros e firmes.
1 Cebola média.
1 Pimentão médio.
6 Dentes de alho.
Folhas de louro a gosto.
Pimenta do reino preta moída a gosto.
2 Colheres de sopa cheia de vinagre.

Modo de preparo:

1ª - Pegue o feijão preto, cate todos que não estiverem apresentáveis, podres e furados e descarte, depois lave bem o feijão e coloque na água de molho.
2ª - Pegue as carnes, que não sejam salgadas, e corte tudo em igual, o paio, a linguiça, o bacon, as costelas de porco defumada.
3ª - Pegue as carnes que sobraram e são salgadas cortes também, só que essas põe de molho, troca a água uma vez e coloca para dar uma fervidinha, não ferva muito para não perder todo o gosto. Cozinhar em panelas separadas para não ter perigo de salgar as outras carnes. Cuidado com o sal.
4ª - Pegue os tomates, as cebolas, os pimentões, 3 dentes de alho e a pimenta do reino e bata tudo no liquidificador com água, pode por uma quantidade boa de água porque vai ser ai que vai cozinhar o feijão e tudo mais.
5ª - Jogue tudo na panela de pressão ou numa panela bem grande, o feijão com a água que ele estava de molho, as carnes cortadas e as carnes aferventadas. Deixe ferver por mais ou menos 1 hora e 30 para panela de pressão e umas 2 horas e 30 para panela normal.
6ª - Feito isso, prove o sal, prove o feijão, veja se as carnes estão cozidas.
7ª - No final pegue os 3 dentes de alho que sobraram e amasse e frite com um pouco de óleo e manteiga, quando começar a dourar jogue o vinagre e espere dar um leve evaporada.
8ª - Feito isso jogue essa misturinha no feijão e deixe dar mais uma leve fervura para tudo entrar em sintonia. Sirva imediatamente.

Acompanhamentos:

Arroz branco, couve refogada, farofa de cebola, alho e manteiga e uma vinagrete.

4 comentários:

  1. Chega deu vontade de chorar de tanta vontade de comer feijoada de feijão preto com bastante carne!!!

    ResponderExcluir
  2. a gente é que ta com saudade da sua feijoada!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de aprender fazer feijoada.....

    ResponderExcluir