terça-feira, 20 de outubro de 2009

Strogonoff de Filé (A minha maneira)

Essa historinha é um tanto peculiar. Para quem não sabe eu sou o caçula de três irmãos, o mais velho Tasso e minha irmã do meio Pérola. Eu considero os dois os irmãos mais sortudos do mundo, por terem algo em comum, que é me ter como irmão. Hehe. Mas quem mais aprecia meus dotes de gastronomia e me explora é Pérola, sempre chega fazendo cara de choro, fingindo que ta cansada só para eu cozinhar pra ela, sabe aquela pessoa que só sabe fazer ovo frito e miojo? Pois bem é ela. Isso é até um insulto para mim, por que meu irmão Tasso quando foi embora pro Rio me pediu para ensiná-lo a cozinhar e saiu daqui pelo menos com vários pratos, já ela não sabe nada além do básico, diz que quando for embora também vai pedir para eu ensinar, quero só ver!!! Mas bem, nisso tudo além dela me explorar ela ainda traz as amigas para me explorarem, pode soar como uma reclamação isso aqui, mas não é. Sempre que ela traz as amigas eu tento fazer uma coisa diferente do que ela já conhece para tirar uma ondinha com as amigas dela. Certa vez ela trouxe uma amiga e eu fiz um Filé a Parmegiana, só que as outras amigas dela ficaram sabendo e ficaram com ciuminhos, ai lá vou eu já convidar e fazer um prato diferente também para as amigas e nesse dia fiz o Strogonoff de Filé, ficou muito bom e as amigas adoraram, teve uma até, acho que foi a Fran, que trouxe um mouse de maracujá para a sobremesa que estava maravilhosa, e nisso minha fama só cresce, rsrs.



Strogonoff de Filé
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes:

500 Gr. de Filé Mignon tratado.
2 Cebolas médias.
2 Colheres de sopa cheia de manteiga.
2 Colheres de sopa de azeite.
1/2 Copo americano de conhaque para flambar. Eu uso o "Domecq"
1 Caixinhas de creme de leite.
1 Tablete de caldo de carne.
1 Vidro de champignon.
Noz moscada.

Sal e pimenta preta moída a gosto.

Modo de preparo:

1ª - Pegue o filé já tratado e corte em tiras, tempere com a pimenta preta e o sal, reserve.
2ª - Pegue as cebolas, tire as cascas, lave bem e corte em cubinhos.
3ª - Pegue uma frigideira grande e jogue a manteiga e o azeite.
4ª - Quando estiverem quentes jogue a cebola e deixe fritar.
5ª - A cebola estando quase transparente, jogue o filé e frite por mais uns poucos minutos.
6ª - Logo em seguida jogue o conhaque e ateie fogo para flambar.
7ª - Corte os champignon em fatias e jogue na panela.
8ª - Feito isso, prove o sal, vai estar meio doce por causa do conhaque, mas se for preciso jogue o tablete de caldo.
9ª - Rale a noz moscada, deixe ferver por não mais que 2 minutos e desligue.
10ª - Jogue o creme de leite e sirva imediatamente.

Acompanhamentos:

O bom e velho arroz branco com batata palha, não vejo nada melhor.

Até a próxima receita amigos, abraços.

2 comentários:

  1. Vim ak para expressar minha indignação...Pedrinhoooooo nao foi Fran que levou a sobremesa(mousse de maracujá),fui eu Deise Mara mas conhecida como Potinho,rsrsrsrsr...mais rapaz eu me dedico toda para fazer essa dilícia e a fama vai para Fran,dá próxima vez não levo mais...mas uma coisa é certa o strogonoff estava divinoooooooo,srsrsr...

    Bjussssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu site é muito legal, mas é meio difícil de visualizar os escritos devido ao fundo... fica a dica!

    ResponderExcluir