sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Macarrão a Carbonara (A minha maneira)

Então mais uma vez, aqui estou, muito feliz pelo carinho e resposta que tenho tido de todos a respeito do blog, muitíssimo obrigado!!!
Bem, hoje irei fazer uma receita que é meu carro-chefe, meus amigos adoram e sempre pedem para eu fazer, é um pouco difícil, mas nada que vá tomar todo seu tempo, garanto que no máximo em 2 horas estará tudo pronto. Este prato tem uma história um tanto peculiar, eu nunca ouvir falar em "macarrão a carbonara" e sempre fui muito de inventar pratos, e colocar minha família de cobaia para experimentá-los. Certo dia eu ia fazer um macarrão com molho branco que normalmente eu fazia com camarões; só que nesse dia não tinha os camarões e eu achei muito sem graça colocar só molho por cima. Quando abri a geladeira vi uma linguiça e um pedaço de bacon, pensei: será que ficaria legal se eu colocasse um bacon frito com linguiça dentro do molho? Bom fiz o teste, fritei tudo antes e joguei dentro do molho já pronto, quando utilizei minhas cobaias minha mãe logo expressou, "MACARRÃO A CARBONARA", hã? Aí ela me contou que já tinha provado antes em outro lugar, e que era assim que se chamava, eu fui pesquisar e vi que era isso mesmo, mas feito de uma maneira diferente, mas mesmo assim eu continuei a fazê-lo da minha maneira e aqui vou lhes ensinar.



Macarrão a Carbonara
(Serve bem 4 pessoas)


Ingredientes:

2 Linguiças defumadas, daquelas de feijoada.
300 Gr. de Bacon, se possível só a parte da carne.
2 Cebolas médias.
1 Litro de leite, pode ser que leve mais.
2 Caixas de creme de leite.
1 e 1/2 Colheres de farinha de trigo.
3 Colheres de sopa cheia de manteiga.
2 Ovos inteiros.
Fios de Azeite de oliva.
Noz Moscada, a vontade.
Queijo Gorgonzola, a vontade.
Tabletes de caldo a sua escolha ou somente sal.
Pimenta preta moída, a vontade.

Modo de Preparo:

1ª - Lave bem as linguiças e o bacon, tire a capa de couro do bacon e corte em pedaços pequenos tanto o bacon quanto a linguiça.
2ª - Em uma frigideira grande ou numa WOK, frite bem o bacon e a linguiça até que o bacon solte toda a gordura e a linguiça fique bem esturricada, depois disso jogue fora a gordura toda que tiver na frigideira, reserve.
3ª - Rale toda a cebola, que já foi descascada e lavada, e coloque numa panela de uma altura boa e coloque a manteiga e os fios de azeite de oliva e deixe fritar.
4ª - Quando a cebola estiver quase totalmente frita, vá jogando a farinha de trigo e
mexendo rapidamente para não embolar, quando fizer tipo um mingau deixe a farinha fritar um pouco, uns 2 minutos é mais que suficiente.
5ª - Depois que a farinha estiver frita pegue um FUÊ e com o auxilio de outra pessoa peça para que vá jogando o leite aos poucos e vá mexendo muito rápido para não embolar a farinha, faça isso até terminar o litro do leite. (EM CIMA A FOTO DO FUÊ PARA QUEM NÃO SABE O QUE É)
6ª - Após isso abaixe o fogo e jogue o resto dos ingredientes, o queijo Gorgonzola, a noz moscada ralada, a pimenta preta moída, o caldo ou o sal, cuidado com o sal pois o bacon e a linguiça tem sal, e no final jogue a linguiça e o bacon que estavam reservadas e vá mexendo devagar para não pegar no fundo da panela.

7ª - Aumente o fogo, quando começar a ferver de novo prove o sal e veja a consistência, tem quem goste de mais grosso ou de mais caldoso.
8ª - Quando estiver ao seu ponto desligue.
9ª - Pegue o creme de leite, os ovos e bata tudo junto numa vasilha e despeje no molho já desligado para não talhar, mexendo sempre.
10ª - Servir imediatamente.

Acompanhamento:

Por ser um macarrão que já tenha molho e carne não há bons acompanhamentos, eu sugiro uma salada ou algo leve, use sua imaginação.


Até a próxima receita amigos, abraços.

8 comentários:

  1. Com sao esses ovos? cozidos e picados?

    ResponderExcluir
  2. Não, os ovos são crus, que são misturados e batidos com o creme de leite e msiturado no molho já desligado para não talhar o creme de leite nem os ovos.

    ResponderExcluir
  3. Caramba cara, deu vontade de comer viu... Quando eu for ao Brasil, você está convocado a preparar uma dessas pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica. Adorei o blog.
    Um dia farei um curso de gastronomia... gosto muito de cozinhar.
    Forte abraço.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Pedro, so nao entendi em que momento entra o macarrao, ele já vem cozido ou cozinha no leite?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Unknown, ele já está cozido, de preferencia cozido só em água com sal grosso e al dente.

    ResponderExcluir
  7. Pedro, essa receita serve quantas pessoas?

    ResponderExcluir