quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Filé a Parmegiana

Essa é a semana do Marcelinho, já falaria Seu Garcia. Nessa semana tive o prazer de passar o dia 20 de Outubro na companhia do meu "enorme" amigo Marcelo Cabral. Foi o aniversário dele. Conheci o Marcelo junto com o Barrinha e através do Thiago, e logo quando o vi perdi a visão do ambiente em que estava e só tive olhos para ele, não pessoal ele não é tão bonito assim não, é que ele é meio "gordinho" sabe ai chama a atenção de todo mundo. Mas brincadeiras a parte sinto hoje que sou um cara que tenho uma das sortes mais fantásticas do mundo por tê-lo conhecido. Posso falar de coração aberto que ele é praticamente um caranguejo, todo duro e carrancudo por fora, mas todo mole e de um coração enorme por dentro. Com o passar do tempo fui descobrindo que Marcelo era um grande fã da arte gastronômica, mas não de fazê-la como eu, mas sim de comê-la. Haha. A primeira vez que fiz algo para ele, foi na casa de Thiago, com Barrinha também. Não posso dizer que ficou maravilhoso, ficou bonzinho, mas sabia que eu poderia fazer melhor. Na segunda vez consegui fisgá-lo pela barriga fiz meu famoso "Macarrão à Carbonara", perguntem a ele, é o prato que ele mais gosta dos que eu faço. Só que como já fiz essa receita, hoje irei dedicar a semana do Marcelinho outro prato também que ele gostou muito, um Filé a Parmegiana, Man você sabe que não a barreiras que nos separe e espero que isso perdure por anos e anos, te amo do fundo do coração cara. A só para não esquecer, ele é o chofer preferido da galera e sempre retorna os toques a cobrar, não sei se seu amigo faz isso, mas o meu faz.



Filé a Parmegiana
(Serve 4 pessoas)

4 Filés ao corte Tornedor. Expliquei como se faz no último tópico.
150 Gr. de farinha de trigo peneirada.
150 Gr. de farinha de rosca.
150 Gr. de queijo ralado. Pode ser o de saquinho mesmo.
3 Ovos.
500 Ml. de óleo para fritar.
Sal e pimenta preta para temperar os filés.
Fatias de queijo mussarela.
Molho de tomate feito a sua maneira para ir ao forno.
Bastão de queijo parmesão para ralar.

Modo de preparo:

1ª - Pegue os filés ao Tornedor, coloque me cima de uma bancada virados para cima e com a palma da mão pressione para baixo abrindo-os. Logo em seguido use as pontas dos dedos para acabar de abrir e dar uma amaciada em todo o filé. Não use nenhum tipo de martelo nem nada para bater no filé.
2ª - Tempere-os com sal e pimenta preta moída, reserve.
3ª - Pegue um refratário grande e jogue a farinha de trigo, a farinha de rosca e o queijo ralado. Misture bem com a mão.
4ª - Pegue os ovos quebre num prato e bata-os com um garfo até ficarem bem mexidos.
5ª - Pegue uma panela grande e funda ao mesmo tempo e coloque o óleo. Deixe esquentar bem.
6ª - Pegue os filés passe primeiro nas farinhas, depois no ovo e novamente nas farinhas batendo de leve para colar.
7ª - Jogue logo em seguida no óleo quente e deixe fritar até ter uma coloração dourada, quem quiser mais escuro deixe, mas eu não recomendo que pode endurecer a carne.
8ª - Retirar logo em seguida e jogar em um refratário que vá ao forno com bastante molho de tomate.
9ª - Coloque por cima as fatias de queijo mussarela, eu geralmente coloco duas que o pessoal prefere, leve ao forno só para derreter o queijo.
10ª - Quando o queijo estiver derretido retire e sirva imediatamente com o queijo parmesão em bastão ralado por cima.

Acompanhamentos:

Eu sirvo ele com um purê de batata e mandioquinha em baixo e nada mais. use sua imaginação.

Até a próxima receita amigos, abraços.

2 comentários:

  1. São exatamente 22:09 da noite e sempre bate aquela fominha das dez, olhando este filé.....hummmmmmmm Meu Deus, que pecado!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens ninho! (FIPINHO)

    ResponderExcluir