segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A diferença entre...(Arroz)

Certo! Mais um dia, mais uma curiosidade. Hoje irei falar, e defender, uma das coisas mais simples e importante que há na vida dos brasileiros, o arroz. Existem hoje inúmeros tipos de arroz, mas irei falar do parbolizado e do branco. Muitas pessoas hoje preferem o parbolizado, pois ele quando é preparado não gruda. Falo isso por experiência própria, pois meu pai só come dele, mas o que ninguém sabe é que esse arroz parbolizado para não grudar vem todo com uma camada de parafina envolto nos grãos. Pô pense ai, você ta comendo parafina, aquilo que os surfistas passam nas pranchas, que é usado para fazer as velas que acendemos quando acaba a energia, adesivos plásticos, cosméticos, giz de cera e etc... Por isso que ele tem aquela coloração mais escura. Acho que nos temos um preconceito muito grande contra o arroz branco, ele é muito mais saboroso e fácil de fazer. Outro pecado que cometemos na cozinha é lavar o arroz, não à necessidade disto, o arroz hoje passa por tantos processos na fábrica que não precisamos nem catar nem lavar, quando se lava o arroz e sai toda aquela água branca, ali na verdade é o amido indo todo embora, ai o povo faz e diz, ah meu arroz ficou papento e grudado, claro, vc jogou o amido todo fora!!! Arroz é para ir do saco para a panela e pronto, qualquer dúvida ou sugestão me escreva, eu pesquiso e colo aqui.
Abraços e até a próxima.
Arroz Parbolizado

Arroz Branco



5 comentários:

  1. Ola
    Estou gostando muito do seu blog e lendo agora essa dica do arroz eu fiquei em duvida, pq moro nos eua. Qdo eu morava no Brasil eu tbm nao lavava o arroz, mas aqui nao seiiii... to nessa duvida e nao acho nada que fale a respeito... Entao se vc souber de algo, agradeco a informacao.
    Obrigada e parabens pelo blog!!
    Paty

    ResponderExcluir
  2. oi Pedro, é facil achar arroz branco nos supermercados daqui de salvador? Eu só vejo o parboilizado.....e adorei a dica de nao lavar o arroz.....desde pequenininha aprendi lavar o arroz e tirar toda aquela agua branca (o amido).....agora já aprendi...gracias....

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria, é facil sim, todo lugar se vende, é o arroz branco longo tipo 1, se não me falha a memória.

    ResponderExcluir
  4. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, e este não tem a necessidade de lavar. O método de processamento do arroz parboilizado é tradicionalmente igual já há 2 mil anos.: o grão inteiro é parboilizado, deixando a casca solta o que facilita a moagem. A parboilização causa uma permeação do endosperma das vitaminas do tipo B, no farelo do gérmen o que melhora a qualidade nutricional dos grãos. Também transforma a camada de aleurona que é rica em gorduras e nutrientes em uma substância gelatinosa, facilitando sua adesão ao grão, sem perder-se junto com o farelo.
    O arroz branco cultivado e processado, é polido, e como perde todo o valor nutricional nesse processo, é adicionado à camada externa uma solução com ferro, niacina e tiamina, depois é coberto com uma camada de pó de proteína, e em seguida seco. A pré-lavagem retira esses nutrientes.
    Graças à tecnica do arroz parboilizado, doenças como beri-beri e deficiência de tiamina, nunca acometeram pessoas da Índia e Paquistão, ao contrario dos povos da Ásia, que só comiam arroz branco.
    Na América Latina é comum polir o arroz com talco e glicose, para deixá-lo mais brilhante. NEsse caso, é melhor lavar o arroz.
    Por isso, nutricionalmente falando, é melhor usar o arroz parboilizado no dia-a-dia e deixar o branco para jantares e almoços especiais.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Vanessa. Nutricionalmente falando o parbolizado e o integral são os melhores. O arroz branco é muito gostoso, mas carboidrato puro. Pouquíssimo valor nutritivo. O parbolizado não é polido com parafina, e sim o branco por sofrer um processo de refinamento, perdendo sua camada exterma que é a parte mais rica em nutrientes.

    ResponderExcluir