quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A diferença entre... (Cortes de Cebola)

Tive uma ideia aqui e criei um tópico chamado "A diferença entre..." que irei relacionar dúvidas comuns entre nós, meros mortais sobre a cozinha. Alguns exemplos, tipos de arroz, tipos de corte e por assim vai. Hoje começarei com uma bem simples: a diferença entre cortes de cebola a "brunoise" e a "julienne".



Todos devem estar se perguntando o que é isso, bronoise ou julienne, de onde esse maluco tirou isso??? Calma, isso é mais comum em sua vida do que o mercado de toda semana, esses dois termos são termos de cozinha francesa, mesmo assim você ainda deve estar se perguntando, o que é isso? Bom se eu te falar assim, "ô fulano, corte ai uma cebola em cubinhos", vai ser mais facil não? Ou então, "ô fulano, corte ai uma cebola em tirinhas", ai melhorou bastante em? Pois bem vou refazer essas frases usando os termos que disse antes, "ô fulano, corte ai uma cebola a brunoise", deu para sacar? A outra, "ô fulano corte ai uma cebola a julienne", melhorou bastante ou ainda ta soando meio estranho? Vou logo ao ponto:


Brunoise = Cubinhos

Julienne = Tirinhas


PRONTO!!! Que maravilha em? Pode não ser uma daquelas descobertas do peso das de Vasco da Gama,(sim eu sou vascaino), mas pelo menos já lhe garanto que se você agora ver uma receitas com esses termos não irá se bater mais, qualquer dúvida ou sugestão me escreva, eu pesquiso e colo aqui.

Abraços e até a próxima.

4 comentários:

  1. Pedro parabéns, gostei da dica da cebola, como lhe digo sempre vá com calma pense antes de escrever, revise as receitas.
    (ache um pouco de caldo não existe)
    Fico muito feliz de ver um jovem aluno que só fez o iniciante em um nível tão bom.
    Vá devagar devagarzinho com humildade.
    Espero você para concluir o seu curso de tecnólogo em gastronomia.
    Abraço
    www.rafaelsessenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Foi bem util para mim!!! preciso aprender mais essas coisas hehe. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei sua idéia bem inteligente, funciona como um "dicionário da cozinha". Tenho me valido dele algumas vezes, parabéns, continue e sucesso! Ass: Ademir

    ResponderExcluir
  4. Brilhante idéia! E cebolas em rodelas, como se diz em francês?

    ResponderExcluir