quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Camarão Tropical com Damasco

Queridos amantes da gastronomia mundial, vou contar mais um pouco sobre minha vida, logo quando comecei a trabalhar com o Chef Rafael Sessenta ele me convidou para participar de jogos de pôquer que aconteciam em sua casa todas as quintas, eles jogavam e eu cozinhava, lá sempre tinham novas receitas e tive a maravilhosa oportunidade de conhecer pessoas esplêndidas, Marquinhos, Fred, Zé Matos, Sérgio Najar e Lula. Um grupo de amigos simplesmente fantásticos, mais um segredo sobre minha pessoa é que sempre adorei dirigir e eles tinham carrões, e tive a oportunidade de dirigir alguns: CRV Honda, Opirus KIA, Blazer GM, Mercedes Classe A, mas nunca realizei mesmo meu sonho de dirigir a BMW de Marquinhos e a Mercedes 350 de Lula :(
Voltando, como tinha dito antes Rafael sempre me aparecia com receitas novas e em uma dessas ele trouxe uma receita de "Camarão com Damasco", eu me perguntei se isso ia dar certo, ao decorrer da receita eu dei meus "pitacos" também e vejam só, quem diria, ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Bom segue aqui a receita e espero que todos gostem.




Camarão Tropical com Damasco
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes:

500 Gr. de Damasco Seco
1 Kg. de Camarões grandes, lavados e cortados a borboleta.
300 Ml. de Leite
1 Cebola média
1 Alho-poró
2 Colheres de sopa cheia de manteiga
Fios de Azeite de Oliva
Meia xícara de conhaque para flambar
Sal Grosso

Modo de Preparo:

1ª - Pegue o damasco seco e corte ele de maneira que fique bem picadinho.
2ª - Coloque o damasco já cortado em uma vasilha com o leite e deixe hidratar.
3ª - Pegue o camarão que já esta limpo, lavado e cortado a borboleta e coloque-o em uma vasilha com água e sal grosso a sua vontade, deixar de molho, não coloque muito sal pois ele é forte.
4ª - Para cortar o alho-poró pegue uma faca e vá dando leves cortes na parte branca até ver que ele ficou mole, ai é só o que se vai aproveitar, cortando a parte da raiz e o talo de cima, tire a primeira camada para não ter sujeira e lave bem, cortando em seguida em laminas finíssimas.
5ª - A cebola corte em cubos bem pequenos, brunoise.
6ª - Pegue uma panela e coloque a manteiga e os fios de azeite de oliva, serve para não queimar a manteiga.
7ª - Quando a manteiga estiver bem quente jogue o alho-poró e a cebola, refogue até ter a transparência da cebola e o alho fique mole.
8ª - Adicione o damasco que estava hidratando até agora e deixe ferver, desligue logo após a fervura, mais ou menos 10 minutos, se achar pouco caldo coloque mais leite ao final.
9ª - Em uma frigideira grande, WOK, pegue os camarões, sem a água do sal grosso que pode se jogar fora, e dê uma leve refogada com manteiga e azeite, até ter uma leve coloração natural do camarão, logo após jogar o conhaque e por fogo para flambar.
10ª - Desligue o camarão quando o fogo do conhaque tiver cedido e jogue imediatamente dentro do damasco, pode religar o damasco e deixar ferver por mais uns 2 minutos, servir logo.

Acompanhamentos:

Serve muito bem com um arroz branco refogado com salsinha picada e enformado. Use sua imaginação.

Até a próxima receita amigos, abraços.

2 comentários:

  1. Queridíssimo amigo Pedro, esta Receita sua é fantática, vc realmente é muito talentoso.


    Grande abraço.

    Berenice Borba

    ResponderExcluir
  2. Estou bem animada para colocar mãos à obra com esta maravilhosacarmem lenora.
    receita,obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir