quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bobó de Bacalhau à moda de "mainha"

A culpa dessa receita é de mamãe. Quem mandou ela não tirar todo o sal do bacalhau? Haha, calma gente vou explicar. Minha adorável mãe resolveu um dia fazer uma moqueca de bacalhau, quero deixar claro que moqueca de bacalhau não existe na integra, não é oficial. Mas tem quem faça, eu mesmo adoro. Bom, quando ela já estava a finalizar o prato percebemos que ficou muito salgado, ou seja, não fez bem feito o processo de tirar o sal do bacalhau. E em uma lufada de imaginação, ela lembrou que tinha um aipim congelado e resolveu inventar um novo prato "Bobó de Bacalhau". Para os desconhecidos e desavisados, quero explicar que bobó é um prato tradicionalmente feito com camarão e por isso a primeira vista ficou estranhos para os ouvidos, bobó de bacalhau, mas super, hiper, mega-agradável para o paladar. Na hora do almoço ela veio com aquele prato cheio de aipim batido com algo dentro. A princípio achamos que fosse o tradicional mesmo, o bom e velho bobó de camarão. Mas quando provamos, aprovamos e comprovamos que estava ali a nossa frente uma nova invenção gastronômica. Mais tarde descobri que isso já havia sido feito em outros lugares, mas mesmo assim ainda afirmo. "o bobó de bacalhau de mainha é o melhor".



Bobó de Bacalhau
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes:

500 Gr. de bacalhau saithe.
500 Gr. de aipim cozido
6 Camarões grandes para enfeitar
.
3 Tomates médios.
1 Pimentão grande.
2 Cebolas médias.
3 Dentes de alho.
2 Garrafinhas de leite de côco.
Meia xícara de azeite de dendê.
Coentro e cebolinha a vontade.
Tabletes de caldo de camarão ou bacalhau, tem uns com azeite de oliva também que são muito bons.
Sal e pimenta branca para o camarão.

Modo de preparo:

1ª - Pegue o bacalhau e coloque de molho, de preferência na água gelada, durante 24 horas trocando diversas vezes.
2ª - Após todo esse processo, troque uma última vez a água e coloque para ferver. Após levantar fervura desligue, descarte a água e trate todo o bacalhau tirando toda pele, cartilagem e espinhos. Descarte todo o resto.
3ª - Pegue os tomates, as cebolas e os pimentões, já lavados e tratados e bata no liguidificador com uma garrafinha de leite de côco, o alho e um pouco de coentro e cebolinha.
4ª - Coloque tudo numa panela, com o bacalhau e deixe ferver para reduzir um pouco.
5ª - Pegue o aipim já cozido e retire todas aquelas partes mais fibrosas que ficam no meio do aipim, depois disso bata tudo com a outra garrafinha de leite de coco que sobrou, se for necessário coloque um pouco de água. Tem que ficar um pastoso líquido.
6ª - Despeje o aipim na mistura do bacalhau que já esta na panela.
7ª - Deixe ferver e jogue o azeite de dendê, deixe apurar e prove o sal, se for necessário jogue um tablete de caldo.
8ª - Pegue os camarões tratados e cortados a borboleta, tempere com sal e pimenta branca e dê uma leve puxada na frigideira com azeite, no máximo 3 minutos.
9ª - Coloque o bobó num refratário ou numa panela de barro e decore com os camarões e com coentro e cebolinha. Sirva imediatamente.

Acompanhamentos:

Um arroz branco soltinho cai muito bem, um feijão verde refogado e um molho de pimenta lambão. Use sua imaginação.

Até a próxima receita amigos, abraços.

5 comentários:

  1. Eu comentei aqui com minha tia "Você conhece bobó de Bacalhau?" Ela sem piscar disse: "É feito com aipim". É cara, acho que sua mamãe não inventou isso não...

    ResponderExcluir
  2. Simmmmm, meu filho, todo bobó é feito de aipim, só que o que vc acompanha essa aipim é que diferencia, sua tia com certeza comeu bobó de camarão mas pergunte a ela por bobó de bacalhau... ¬¬'

    ResponderExcluir
  3. Não importa...
    é só marcar que eu levo cerveja ou vinho ou qualquer outra bebida pra gente rangar!
    Muito bom velho!
    ABraço!

    ResponderExcluir
  4. Vou testar e depois digo se realmente esta aprovada.........hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o Eduardo Maia leu a receita de bobo de bacalhau e não entendeu. O criador do post diz claramente que pensou que a sua mãe tinha inventado e só depois é que viu que outras pessoas já tinham feito.

    ResponderExcluir