quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre mim...

(Eu e o Chef Rafael Sessenta)

Bem, meu nome é Pedro Nascimento Dourado Filho, tenho 21 anos, e sou apaixonado por gastronomia. Comecei a minha trajetória gastronômica, ainda na infância, lá pelos meus 6 / 7 anos, não lembro muito bem. Sempre tive muita curiosidade por cozinha em geral e fui me interessando cada vez mais e mais ao passar dos anos; comecei com uma receita simples e singela que minha mãe me entregou para eu fazer — claro que já achei tudo pronto e só fiz montar o prato e isso tudo com a supervisão de minha mãe, que ficou o tempo todo ao meu lado. Era o ano de 1994 e uma parte da minha família, do lado materno, tinha vindo almoçar conosco em uma cidadezinha do interior da Bahia, onde morávamos, chamada Esplanada. Minha mãe me chamou e me deu uma receita de "Peixe ao Molho Rosé" para eu fazer; fiz e foi um sucesso. Daí em diante, comecei a me interessar, mais seriamente, pela culinária.

Por volta de 1997, viemos para Salvador, onde moro até hoje. Mais tarde meu pai resolveu fazer um curso no SENAC de Culinária Internacional, lembro como se fosse ontem — a cada receita nova era algo a mais que ele nos ensinava em casa; era pura diversão. Nas aulas de pães, era pão para duas semanas; nas de pizza então nem se fala; e assim eu fui aprendendo cada vez mais. Ao chegar o ano de 2008, quando estava no cursinho para decidir o que faria finalmente da minha vida profissional, resolvi mesmo que ia seguir o caminho das panelas, colheres, facas, garfos e dos temperos...

Mesmo assim, fiz o vestibular para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas, Infelizmente, levei bomba :'(

Então resolvi procurar algo que me colocasse nesse mundo de comilanças, de maneira mais fácil. Um dia ao ver um canal de TV local, a TV Salvador, liguei na hora de um programa chamado "Lugar de Homem é na Cozinha", apresentado por um Chef chamado Rafael Sessenta; já o tinha visto algumas vezes, só que nunca parei para prestar muita atenção. Daí passei a prestar mais atenção e um dia eu o vi fazendo propaganda de sua escola de gastronomia, onde cada aluno tinha sua bancada, seus acessórios e tudo o que fosse necessário; achei fantástico e no mesmo dia liguei para lá para ter informações e, quem diria, para minha surpresa falei com o próprio Chef, sem saber que era ele; marquei um dia, fui lá e fiz minha inscrição, quando a partir daí começaria minha futura vida nesse mundo surpreendente e fantástico que é a Gastronomia! Só para encurtar um pouco a história, acabei trabalhando para o meu professor e Chef Rafael Sessenta, e com isso vieram muitas surpresas: pessoas do ramo que conheci; lugares onde comi e as amizades, o mais importante nisso tudo.

Pois bem, para finalizar, completei minhas aulas de Iniciante a Chef lá do curso e, agora, retornarei para finalizar o curso todo nas aulas de Intermediário e Profissional, recebendo assim meu diploma de Tecnólogo em Gastronomia.

Bem, caros amigos, meu objetivo com esse blog é escrever aqui tanto receitas aprendidas com meu Chef e Professor como também algumas criadas por mim. Espero que curtam e consigam fazê-las! Qualquer dúvida, ou mais informações, é só entrar em contato.

Divirtam-se. E bom apetite para todos nós!

4 comentários:

  1. Curiosa sua vida meu caro amigo, e agora compreendo o motivo de você ter sido tão gordo naqueles tempo. Hehehe Boa sorte na sua busca pela receita perfeita! "Metaaallll"

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Pedrinho! O blog está muito bom! Desejo toda sorte do mundo!
    Abraços!
    Ricky

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrinho,
    Primeiro meus parabéns, mesmo atrasado, pela iniciativa do blog.
    As receitas são maravilhosas, sua forma de falar é muito bacana.Aa receitas ainda não testei, garanto que vou testar.
    É isso, blog, tem que mater regularmente.
    Te amo
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ola Pedro,
    Passando só para dizer que achei muito bacana seu blog e que vou indicar para todas as minhas amigas e inclusive já indiquei no meu blog (www.mulherquepensa.com.br).
    Hoje fiz um macarrão "do seu jeito" e ficou maravilhoso.
    Parabéns e sucesso.
    Abs,

    ResponderExcluir